Folhas e Orixás
Folhas sagradas, Ewé Orò ou Folhas de Orô como são chamadas as folhas, plantas, raízes, sementes e favas utilizadas nos preceitos e cerimônias para o candomblé.
As folhas são fundamentais para o povo do santo, sem ela é impossível realizar qualquer ritual.
Ko si ewe, ko si Orixá, (sem folha não existe Orixá).
Todas as folhas possuem poder, mas algumas têm finalidades específicas e nem todas servem para os rituais. O seu uso deve ser recomendado pela Yalorixá ou Babalorixá, pois só estes sabem a polaridade energética, "positiva ou negativa" de cada uma delas e a necessidade de cada indivíduo. Para sua utilização nos ritos, deve-se saber as Sasanha (cânticos específico para folha) e o Ofó (palavras sagradas) que despertam seu poder e força "axé". Ossaim é o grande Orixá das folhas, que por meio delas realiza curas, tras progresso e riqueza. são nas folhas que está à cura para vários tipos de doenças, tanto do corpo como do espírito.
Ewe oro e Ewe Orixás são folhas sagradas pertinentes a cada terreiro, podendo variar de acordo com sua regência, são escolhidas ou herdadas de forma equilibrada, sendo na maioria das vezes oito tipos de folha "fixas" (Ewe Oro) e 8 tipos de folhas "variáveis" (Ewe Orixás), de acordo com o Orixá que se esteja trabalhando, em próximas postagens falarei das mais utilizadas pelo candomblé no Brasil.
No candomblé também temos as arvores sagradas que mantém o equilíbrio do mundo e nos ajudam nos rituais fornecendo muito do que precisamos no culto de Orixá, eu também vou postando materias sobre cada uma delas oportunamente as arvores sagradas para o candomblé entre outras são:
Iroko, Loko'tin
Baobá, Mutê, Akapassa'tin
Ahoho; Akoko; Hunmatin
Afzelia africana (Afzelia)
Dehuama
Cabaceiro
Karité; Limu'tin, Wugo ou Kotoble; Akumolapa
Dangbe, Dangbe-Ahoho, Maga'tin, Amaga'tin
Flamboyant
Zan
Detin; Ede; Igi Okpe
Jogbe
Ayan; Anya'tin; Agnan
Ahowe'tin; Orogbo
Gbanja; Golo; Obi Gbanjà
Ahwa'tin
Kpaklesi; Hunkpasle; Ologun Sese
Kpatimawiniwini ou Yovokpa'tin; Ewe Igbale ou Ewe Oyibo
Akikon'tin; Igi Eyè, Iyéyé ou Okika
Agon'tin; Agbon
Xè'tin)
Kininu'tin
Muito Axé e que Ossain sempre mostre e nos de as folhas certas.
Preservar a natureza é preservar a nossa cultura do Candomblé.
Mãe Luminária de Yemanja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário